Edição em Português

    Ciência

    Cientistas reconstruíram genoma das bactérias a partir de fragmentos em ossos de sítio arqueológico em Santa Catarina; infecções aconteceram há mais de 2 mil anos, muito antes de expedições europeias no século 15. »
    Exemplares são encontrados apenas no Rio, em São Paulo e no Paraná. »
    Pesquisa revela que o pigmento não está presente apenas na semente, mas também em outros órgãos da espécie Bixa orellana. Vias genéticas envolvidas na síntese da substância foram investigadas por grupos da USP e da UFV »
    Animal raro é o mais completo do grupo Chaoyangopteridae. »
    Material age como uma esponja e diminui a disponibilidade e mobilidade do arsênio em solos; temperatura de produção é a chave para a eficiência do biomaterial »
    Saúde, cosméticos e indústria de eletrônicos são algumas das áreas em que os corantes são utilizados, depois de estudados e compreendidos em suas interações »
    Estudo liderado por pesquisador do Instituto de Física da USP apresenta o controle inédito das propriedades de fônons quirais por meio de sua interação com a topologia eletrônica. »
    Cientistas testam método para obter substância similar ao estrógeno a partir das isoflavonas da soja; objetivo é criar um produto capaz de reduzir o desconforto feminino no período de declínio hormonal »
    Dados genéticos do fruto e informações arqueológicas sobre os povos da Amazônia revelaram que o cupuaçu não é uma espécie nativa, tendo surgido da domesticação do cupuí pelos indígenas. »
    Pesquisadores do Instituto Butantan mostram que sistema digestório de espécie não peçonhenta produz proteínas normalmente identificadas na peçonha dos aracnídeos, sugerindo origem comum de moléculas. »
    Em estudo com camundongos que tinham um quadro semelhante ao diabetes tipo 1, produto contendo a proteína anti-inflamatória anexina A1 acelerou a cicatrização completa da pele »
    Conjunto de ossos fossilizados foi encontrado no Rio Grande do Sul, uma das mais ricas regiões paleontológicas do país. Animais viveram entre 247 milhões e 208 milhões de anos atrás e ainda há dúvidas se podem ser considerados dinossauros. »
    Desenvolvido por pesquisadores da USP, processo propõe usar partículas de sílica revestidas com melanina em formulações para proteger a pele não só dos raios UVA e UVB, como também da luz visível. »
    Testada em laboratório, a Pediococcus pentosaceus inibiu atividade dos genes que regulam produção de toxinas do fungo Aspergillus nomius, presente em diversas espécies agrícolas, em especial grãos »
    Apesar de menos agressivo que pesticida químico, produto à base de fungos pode ser menos sustentável do que se pensava: a exposição a ele causou a morte de vespas inimigas de pragas em culturas agrícolas. »
    Estudo mostra que a comunicação entre as árvores se dá por meio da liberação de compostos voláteis. Segundo os autores, essas moléculas poderão ser usadas na fabricação de insumos para tratar a infecção, conhecida como bronzeamento letal. »
    Solução desenvolvida por startup apoiada pelo PIPE-FAPESP consiste em uma mistura de óleos extraídos de diferentes plantas encapsulada por polímeros naturais, que liberam a substância de forma lenta e prolongada. »
    Anfíbios da subfamília Hylinae que se reproduzem em lagos competem mais pelo território do que espécies do mesmo grupo que nascem em rios, independente das características físicas. »
    Os investigadores descobriram um novo mecanismo, na física de plasmas, que poderá explicar o processo, até aqui desconhecido, por trás da emissão de radiação de objetos astrofísicos, como “Fast Radio Bursts”. »
    Estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) revela que a luz visível nas faixas violeta e azul pode ter efeito tóxico para as células da pele dependendo do tempo de exposição. »
    Um dos grandes desafios enfrentados por quem sofre com diabetes tipo 1 é a dificuldade de cicatrização da pele. »
    Substância tradicionalmente usada na pesca e também explorada como pesticida na produção agrícola, rotenona possui flexibilidade molecular rara capaz de bloquear a respiração celular. »
    Ácaros encontrados em colônias de abelhas sem ferrão favoreceram a sobrevivência de até 69% das larvas e de 87% dos indivíduos jovens desses insetos na presença do tiametoxam, inseticida largamente usado no Brasil e proibido na União Europeia, ainda que exportado por países europeus para cá. »
    Um grupo de pesquisadores do Museu de Zoologia da USP, em parceria com o Instituto Butantan e outras universidades latino-americanas, descobriu uma associação entre a dieta e os componentes do aparato de veneno das serpentes. »
    Estudo da USP observou que a interação – obrigatória para a sobrevivência das espécies em outros países – é ocasional em países neotropicais. »
    Descoberta de fósseis na China sugere que ecossistemas marinhos se recuperaram mais rapidamente do que se imaginava após a maior extinção em massa da história do planeta Terra. »
    Maior produtor do mundo, o Brasil foi responsável pela colheita de mais de 680 mil toneladas de maracujá em 2021. »
    Há um momento em que a fome biológica é saciada, mas algumas pessoas continuam comendo pelo prazer de comer, o que é chamado de alimentação hedônica. »
    Estudo relata a descoberta de tipo inédito de gelo com moléculas desorganizadas e densidade similar à da água líquida. O gelo MDA, como é chamado pelos cientistas, sugere uma revisão dos modelos existentes da água. »
    Para psicólogos, associação entre a condição conhecida como alexitimia e alguma doença orgânica não se evidencia de forma consistente; problema estaria mais ligado às características típicas da sociedade atual. »






    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact