Edição em Português
    Ciência

    Pesquisadores brasileiros e chineses anunciam espécie de pterossauro

    A revista científica Scientific Reports publicou artigo que revela uma nova espécie de pterossauro, o Meilifeilong youhao, que pertence ao grupo Chaoyangopteridade.



    Os rastros fósseis mostram que pterossauros como o Hatzegopteryx eram quadrúpedes e alguns predadores terrestres bastante eficientes. Foto: Mark Witton/Wikipedia


    Ele viveu no período Cretáceo, no nordeste da China. O artigo é elaborado por 14 pesquisadores chineses e brasileiros, representando nove instituições.

    A espécie - assim como todos os outros membros do grupo - não tinha dentes e ultrapassava dois metros de envergadura. A publicação marca os 20 anos de parceria entre pesquisadores chineses e brasileiros na área da paleontologia.

    “Foram 20 anos de uma parceria muito frutífera e produtiva. Estamos muito felizes em trabalhar em colaboração, o que muito contribuiu para o avanço da paleontologia, especialmente, dos pterossauros, os primeiros vertebrados a desenvolverem a capacidade de voar”, disse, em nota, o pesquisador Xiaolin Wang, do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados, que coordenou o estudo.

    “Expressamos a nossa amizade a partir do nome desta nova espécie: Meilifeilong - significa lindo dragão voador e youhao significa amizade”, explicou.

    “É importante saber que estamos falando de um grupo raro de pterossauros, que tem o Meilifeiling youhao como o membro mais completo. Ele apresenta uma crista craniana acima da enorme janela nasoantorbital (abertura no crânio que inclui as narinas externas) com uma extensão suave”, disse, em nota, o professor Alexander Keller, paleontólogo e diretor do Museu Nacional/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que coordenou a participação dos brasileiros na pesquisa. (Ana Cristina Campos/Agência Brasil)

    18 DE JANEIRO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Material age como uma esponja e diminui a disponibilidade e mobilidade do arsênio em solos; temperatura de produção é a chave para a eficiência do biomaterial
    Estudo liderado por pesquisador do Instituto de Física da USP apresenta o controle inédito das propriedades de fônons quirais por meio de sua interação com a topologia eletrônica.
    Cientistas testam método para obter substância similar ao estrógeno a partir das isoflavonas da soja; objetivo é criar um produto capaz de reduzir o desconforto feminino no período de declínio hormonal
    Dados genéticos do fruto e informações arqueológicas sobre os povos da Amazônia revelaram que o cupuaçu não é uma espécie nativa, tendo surgido da domesticação do cupuí pelos indígenas.
    Pesquisadores do Instituto Butantan mostram que sistema digestório de espécie não peçonhenta produz proteínas normalmente identificadas na peçonha dos aracnídeos, sugerindo origem comum de moléculas.
    Conjunto de ossos fossilizados foi encontrado no Rio Grande do Sul, uma das mais ricas regiões paleontológicas do país. Animais viveram entre 247 milhões e 208 milhões de anos atrás e ainda há dúvidas se podem ser considerados dinossauros.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «CIÊNCIA»

    Em estudo com camundongos que tinham um quadro semelhante ao diabetes tipo 1, produto contendo a proteína anti-inflamatória anexina A1 acelerou a cicatrização completa da pele
    Testada em laboratório, a Pediococcus pentosaceus inibiu atividade dos genes que regulam produção de toxinas do fungo Aspergillus nomius, presente em diversas espécies agrícolas, em especial grãos
    Desenvolvido por pesquisadores da USP, processo propõe usar partículas de sílica revestidas com melanina em formulações para proteger a pele não só dos raios UVA e UVB, como também da luz visível.
    Apesar de menos agressivo que pesticida químico, produto à base de fungos pode ser menos sustentável do que se pensava: a exposição a ele causou a morte de vespas inimigas de pragas em culturas agrícolas.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact