Edição em Português
    Ciência

    Investigadores do Instituto Superior Técnico descobrem novo mecanismo em física dos plasmas

    Os investigadores descobriram um novo mecanismo, na física de plasmas, que poderá explicar o processo, até aqui desconhecido, por trás da emissão de radiação de objetos astrofísicos, como “Fast Radio Bursts”.



    Investigadores do Instituto Superior Técnico descobrem novo mecanismo em física dos plasmas. Foto: Universidade de Lisboa


    Além disso, o artigo sugere que outras configurações físicas podem ter efeitos semelhantes, estimulando a investigação em física de plasmas extrema em laboratório.

    Pablo J. Bilbao, investigador e estudante de doutoramento do Instituto Superior Técnico, conduziu a investigação – que originou este artigo de que é autor principal – sob orientação de Luís O. Silva, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN).

    A distribuição do momento de um plasma é uma ferramenta matemática usada pelos físicos para compreender como a energia de um plasma se encontra distribuída entre os seus componentes – átomos, iões e eletrões.

    Este artigo mostra que a aplicação de campos magnéticos fortes a plasmas extremamente quentes, provocará o arrefecimento destes e originar-se-ão distribuições de momento em forma de anel.

    Ou seja, a energia do plasma fica distribuída de forma diferente, com mais partículas de alta energia do que de baixa energia. Em consequência, esses plasmas podem gerar luz coerente, de forma semelhante ao funcionamento de um laser.

    A mais recente geração de experiências laboratoriais com lasers intensos permite a criação de plasmas sob campos eletromagnéticos igualmente intensos, tornando cada vez mais relevante o estudo dos efeitos da reação da radiação na dinâmica coletiva do plasma.

    Esta descoberta abre uma nova via de investigação com a equipa envolvida a planear continuar a estudar este novo efeito em diferentes cenários, como configurações de laboratório de plasma a laser e outros objetos astrofísicos. (Universidade de Lisboa)

    6 DE JUNHO DE 2023



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) revela que a luz visível nas faixas violeta e azul pode ter efeito tóxico para as células da pele dependendo do tempo de exposição.
    Substância tradicionalmente usada na pesca e também explorada como pesticida na produção agrícola, rotenona possui flexibilidade molecular rara capaz de bloquear a respiração celular.
    Um dos grandes desafios enfrentados por quem sofre com diabetes tipo 1 é a dificuldade de cicatrização da pele.
    Ácaros encontrados em colônias de abelhas sem ferrão favoreceram a sobrevivência de até 69% das larvas e de 87% dos indivíduos jovens desses insetos na presença do tiametoxam, inseticida largamente usado no Brasil e proibido na União Europeia, ainda que exportado por países europeus para cá.
    Um grupo de pesquisadores do Museu de Zoologia da USP, em parceria com o Instituto Butantan e outras universidades latino-americanas, descobriu uma associação entre a dieta e os componentes do aparato de veneno das serpentes.
    Estudo da USP observou que a interação – obrigatória para a sobrevivência das espécies em outros países – é ocasional em países neotropicais.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «CIÊNCIA»

    Descoberta de fósseis na China sugere que ecossistemas marinhos se recuperaram mais rapidamente do que se imaginava após a maior extinção em massa da história do planeta Terra.
    Maior produtor do mundo, o Brasil foi responsável pela colheita de mais de 680 mil toneladas de maracujá em 2021.
    Há um momento em que a fome biológica é saciada, mas algumas pessoas continuam comendo pelo prazer de comer, o que é chamado de alimentação hedônica.
    Estudo relata a descoberta de tipo inédito de gelo com moléculas desorganizadas e densidade similar à da água líquida. O gelo MDA, como é chamado pelos cientistas, sugere uma revisão dos modelos existentes da água.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact