Edição em Português
    Saúde / Notícias de saúde

    Estudo ajuda a entender como a radiação ionizante danifica o DNA

    A radiação ionizante (como, por exemplo, os raios X) em altas doses pode danificar o DNA presente no núcleo celular – algo que pode tanto levar ao desenvolvimento de câncer em humanos como ser explorado para matar células cancerígenas.



    O radical hidroxila causa a dissociação da guanina, uma das bases nitrogenadas que formam os nucleotídeos constituintes das moléculas de DNA. Imagem: CDMF


    Esse dano ao DNA se dá por meio de dois mecanismos: um direto, em que a partícula ionizante impacta fisicamente a molécula, e outro indireto, em que espécies químicas produzidas pela radiólise da água (quebra das ligações de hidrogênio entre moléculas de H2O) atacam os ácidos nucleicos.

    Pesquisadores brasileiros investigaram esse segundo mecanismo. O objetivo foi entender como um tipo de radical livre – chamado radical hidroxila (OH) – afeta o nucleotídeo guanina, causando a dissociação dessa molécula.

    A guanina (G) é uma das bases nitrogenadas que formam os nucleotídeos constituintes das moléculas de DNA e RNA, assim como a adenina (A), a citosina (C) e a timina (T).

    Para estudar esse mecanismo, o grupo recorreu ao método da Teoria Funcional da Densidade Dependente do Tempo – que é parte da mecânica quântica e permite descrever propriedades eletrônicas na física do estado sólido, química quântica, ciência dos materiais, bioquímica, biologia, nanossistemas e sistemas em escala atômica.

    Os pesquisadores concluíram que a abstração de hidrogênio foi exitosa em ataques a diferentes átomos de oxigênio, dissociando o DNA em três fragmentos principais: o grupo fosfato, o açúcar desoxirribose e a base nitrogenada.

    Segundo os autores, os cálculos descritos no artigo podem ser uma referência para ajustar campos de força reativos para que estruturas mais complexas de DNA possam ser estudadas usando dinâmica molecular clássica, incluindo danos diretos e indiretos ao DNA. (Agência FAPESP)

    14 DE OUTUBRO DE 2023



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Jundiaí triaram 160 compostos com ação conhecida contra o novo coronavírus e identificaram aqueles que também agem contra o protozoário Toxoplasma gondii. Molécula mais promissora poderá ser testada em humanos para tratar a forma crônica da doença.
    Em artigo, pesquisadores da USP e da Universidade Monash, na Austrália, descreveram proteína com ação antioxidante secretada pela espécie Coxiella burnetii e até então desconhecida.
    Estudo conduzido na USP ajuda a entender por que idosos são mais suscetíveis à infecção pelo sars-cov-2 e o motivo de a forma grave da doença estar associada a distúrbios de coagulação.
    Presentes em tecidos biológicos, os chamados fotossensibilizadores endógenos são essenciais para ação dos raios UVA e da luz visível na pele humana.
    A prática regular do exercício físico está relacionada à melhora da qualidade de vida feminina em todas as fases.
    Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a University College London (Inglaterra), mostrou, pela primeira vez, que o acúmulo de gordura abdominal é um fator de risco para insuficiência e deficiência de vitamina D em pessoas com mais de 50 anos.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «NOTÍCIAS DE SAÚDE»

    Em testes com animais, cientistas detectaram alterações no metabolismo de lipídeos ligadas à retinopatia induzida por oxigênio, que pode causar deficiência visual e cegueira em bebês prematuros.
    Artigo demonstrou os efeitos benéficos do consumo de 500 miligramas (mg) diários de própolis por pessoas que vivem com o vírus causador da Aids.
    Pesquisa mostrou que em camundongos – dependendo do perfil da microbiota – hormônio consumido para melhorar o sono agrava problemas como doença de Crohn e retocolite ulcerativa.
    Um dos grandes desafios enfrentados por quem sofre com diabetes tipo 1 é a dificuldade de cicatrização da pele.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact