Edição em Português
    Saúde / Notícias de saúde

    Cientistas chineses desenvolvem terapia genética que pode retardar o envelhecimento

    Cientistas de Pequim, China, desenvolveram uma nova terapia genética que reverteu alguns dos efeitos do envelhecimento em camundongos e estendeu sua expectativa de vida. A descoberta pode um dia contribuir para um tratamento semelhante de humanos.



    Cientistas chineses desenvolvem terapia genética que pode retardar o envelhecimento. Foto: National Cancer Institute/Unsplash


    O método envolve a inativação de um gene chamado kat7, que os cientistas descobriram ser um dos que mais contribui para o envelhecimento celular.

    A terapia específica que utilizaram e os resultados são inéditos no mundo, disse um dos supervisores do projeto, o professor Qu Jing, especialista em envelhecimento e medicina regenerativa do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências (CAS).

    "Esses ratos mostraram após 6-8 meses uma aparência geral melhorada e força muscular, além de ter sua vida estendida em cerca de 25%", disse Qu.

    A equipe de biólogos de diferentes departamentos do CAS usou o método CRISPR/Cas9 para rastrear milhares de genes a fim de encontrar aqueles que eram particularmente importantes na senescência celular, o termo usado para descrever o envelhecimento celular.

    Eles identificaram 100 genes em cerca de 10.000, sendo que o kat7 é o mais importante para o envelhecimento das células, disse Qu.

    O kat7 é um entre dezenas de milhares de genes encontrados nas células de mamíferos. Os pesquisadores o inativaram no fígado dos camundongos usando um método chamado vetor lentiviral.

    O método, no entanto, ainda está longe de estar pronto para ser testado em humanos, enfatizou o professor. (Wikinotícias)

    21 DE JANEIRO DE 2021



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Um estudo feito pelo Imperial College de Londres sugere que há uma queda no nível de imunidade contra o Sars-Cov-2 com o passar do tempo.
    Um achado inesperado entre as frutas cítricas que podem retardar o crescimento de tumores, apoiar o sistema digestivo e ajudar a fortalecer os ossos é a kumquat (quincã ou cunquate), também conhecida como "tangerina ornamental" e "laranja dourada".
    Os olhos são uma grande porta de entrada para o coronavírus e as lágrimas podem facilitar o contágio. É o que aponta um estudo recente realizado pela Universidade Johns Hopkins.
    Cientistas do Reino Unido e do Quênia descobriram que mosquitos carregam o fungo Microsporidia que protege contra a malária.
    Atividades físicas, sociais e de lazer praticadas por idosos e pacientes com doença de Alzheimer podem ajudar a preservar funções cognitivas e a retardar a perda da memória.
    Sobreviver ao câncer é o principal objetivo de qualquer paciente com a doença. Pesquisa pioneira do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostrou que o desafio, no entanto, não termina com o fim do tratamento.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «NOTÍCIAS DE SAÚDE»

    Um estudo sueco mostrou que mulheres com câncer de mama que faziam a mamografia periodicamente apresentaram redução de 60% na taxa de mortalidade – 10 anos após o diagnóstico – em comparação àquelas que não faziam o exame regularmente.
    Uma molécula desenvolvida no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) poderá aumentar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca – hoje em torno de cinco anos para grande parte deles.
    Uma pesquisa desenvolvida por quatro instituições, entre as quais a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, comprovou que sementes de soja geneticamente modificadas podem se constituir em biofábrica para a cianovirina, proteína muito eficaz no combate à aids.
    As partículas carregadas de toxinas, liberadas durante queimadas na Amazônia, se inaladas involuntariamente por longo período, podem causar estresse oxidativo das células e danos genéticos irreversíveis, resultando até mesmo em câncer de pulmão.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact