Edição em Português
    Espaço

    Agência divulga mapa da Via Láctea com detalhes de mais de 1 bilhão de estrelas

    Agência BRASIL | 15 DE SETEMBRO DE 2016

    A Agência Espacial Europeia (ESA - European Space Agency) publicou hoje (14) um detalhado mapa em três dimensões (3D) da Via Láctea, com mais de 1 bilhão de estrelas mapeadas pelo satélite Gaia.



    A ESA divulgou informações detalhadas sobre como é feita a medição da distância entre estrelas, como são capturadas as imagens de cada estrela ou corpo celeste e como esses corpos brilham e se movimentam no céu.


    As informações foram divulgadas nesta terça-feira durante uma conferência online para a imprensa e fazem parte da maior pesquisa de objetos celestes.

    O satélite Gaia foi lançado em julho de 2014 e fez a varredura do céu até setembro de 2015. O relatório apresentado pela agência espacial é a primeira versão da pesquisa, baseada em dados recolhidos durante os primeiros 14 meses de trabalho da missão.

    Durante apresentação de uma hora e quarenta minutos, especialistas da ESA detalharam como é feita a medição da distância entre estrelas, como são capturadas as imagens de cada estrela ou corpo celeste e como esses corpos brilham e se movimentam no céu.

    Anthony Brown, pesquisador da Universidade de Leiden da área de processamento e análises de dados, analisou a imagem do mapa 3D criada pelo satélite Gaia. Ele explicou que é possível ver uma linha brilhante horizontal no centro do mapa, exatamente onde está a maior concentração de estrelas, que é a Via Láctea.

    De acordo com a agência espacial, a missão Gaia vai dar continuidade ao legado europeu de gráficos estelares, catalogando mais de um bilhão de estrelas, medindo a posição de cada uma e o movimento delas (com 200 vezes mais precisão do que a missão Hipparcos), e produzindo 10 mil vezes mais dados do que seu antecessor.




    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Com o auxílio do Very Large Telescope do ESO foram descobertas estrelas formando-se nos poderosos fluxos de matéria lançados por buracos negros supermassivos, situados nos núcleos de galáxias.
    Através do estudo de dados da missão lunar japonesa SELENE, Kentaro Terada, da Universidade de Osaka e sua equipa descobriu os primeiros vestígios de vida na Terra quanto possível sobre a Lua.
    O telescópio russo que está sendo montado no Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, começará a operar no fim deste mês. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o processo de montagem, que começou em novembro do ano passado, está na reta final.
    A Sonda Rosetta aterrissou no cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko nesta sexta-feira (30), encerrando uma missão espacial de mais de 12 anos, feita pela Agência Espacial Europeia (Esa).
    Novas observações indicam que galáxias massivas que estavam formando estrelas durante o pico da formação galáctica, há 10 bilhões de anos atrás, eram dominadas por matéria “bariônica”, ou seja, matéria normal.
    O observatório Hubble recebeu imagens incríveis do cometa 332P/Ikeya-Murakami que se desintegrou e ficou em pedaços, a 67 milhões de quilômetros da Terra.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «ESPAÇO»

    A Nasa criou um jogo virtual para celebrar o 4º aniversário do rover Curiosity, que está explorando a superfície de Marte.
    A 1350 anos-luz de distância na constelação de Orion, situa-se uma fábrica de estrelas densa e ativa chamada Nuvem Molecular de Orion 1 (OMC-1, sigla do inglês), que faz parte do mesmo complexo que a famosa Nebulosa de Orion.
    O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, inaugurou o telescópio russo que vinha sendo montado desde o ano passado. O equipamento, de alta tecnologia, será o mais avançado em funcionamento no Brasil.
    O asteroide 2007 MK6, com diâmetro de 200 a 600 metros, passou aproximadamente às 4h (horário do Brasil) a uma distância relativamente pequena da Terra. A informação foi divulgada pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact