Edição em Português
    Mundo

    Terremoto na fronteira da Turquia com a Síria

    Os sismos da Turquia e Síria ocorreram em 6 de fevereiro de 2023, quando dois sismos atingiram o sul e o centro da Turquia.



    Terremoto na fronteira da Turquia com a Síria. Foto: USGS/Wikinotícias


    O primeiro ocorreu a oeste da cidade de Gaziantepe, às 04h17 TRT (01h17 UTC), causando danos generalizados na Turquia e na Síria. Com uma intensidade máxima de Mercalli de IX (Desastroso) e uma magnitude de 7,8 MW, o primeiro sismo está empatado com o sismo de Erzincan de 1939 como o mais forte a atingir a Turquia na história desde que se tem registro, no entanto, o sismo de 1668 no norte da Anatólia pode ter sido mais poderoso.

    É também o sismo mais devastador a atingir o país desde o sismo de İzmit de 1999. O sismo foi seguido por várias réplicas, a mais forte das quais teve uma magnitude de 6,7 MW. O segundo sismo ocorreu cerca de 9 horas depois, na cidade de Kahramanmaraş, às 13h24 TRT (10h24 UTC), com uma intensidade máxima de Mercalli de VIII (Ruinoso) e uma magnitude de 7,5 MW.

    Como resultado dos sismos, pelo menos 9 655 pessoas morreram e outras 44 659 ficaram feridas.

    Na Turquia, pelo menos 7,108 pessoas em 10 províncias morreram e outras 34,810 ficaram feridas. Algumas pessoas que ficaram presas sob os escombros transmitiram ao vivo seus pedidos de ajuda nas redes sociais.

    O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) mediu o sismo na magnitude de momento 7,8 (MW). O sismo teve epicentro a leste de Gaziantepe, na província de Gaziantepe, perto da fronteira com a Síria. O choque teve um mecanismo focal correspondente à falha transcorrente rasa.

    A ruptura ocorreu em uma falha noroeste-sudeste, com mergulho nordeste ou em uma falha noroeste-sudeste, com mergulho noroeste. O USGS estimou uma dimensão de ruptura de aproximadamente 190 km de comprimento e 25 km de largura. É o sismo mais forte já registrado na história da Turquia, igualando o sismo de Erzincan de 1939.

    Um segundo sismo medindo 7,5 MW ocorreu cerca de 9 horas depois, com um epicentro de 4 km, ao sul-sudeste de Ekinözü. Ele se rompeu ao longo de uma falha transcorrente leste-oeste, mergulho norte ou norte-sul, mergulho leste. O USGS disse que o sismo pode ter rompido uma falha separada com dimensões de aproximadamente 120 km de comprimento e 18 km de largura.

    O sismo teve uma réplica de 6,7 MW que ocorreu cerca de 11 minutos após o sismo principal. Um sismo de magnitude 7,5 MW atingiu a mesma área cerca de 9 horas depois. Houve 25 réplicas de magnitude 4,0 W ou mais registradas dentro de seis horas após o sismo principal, de acordo com o USGS.

    No total, cerca de 6 217 edifícios desabaram em dez províncias da Turquia. Muitos edifícios foram destruídos em Adıyaman e Diyarbakır. Em Diyarbakır, um shopping desabou. O governador de Osmaniye disse que 34 prédios na província desabaram.

    Cerca de 130 colapsos de prédios também ocorreram em Malatya. Uma conhecida mesquita do século XIII na província desabou parcialmente. O antigo Castelo de Gaziantep foi seriamente danificado. Incêndios eclodiram em toda a região.

    A Defesa Civil Síria classificou a situação no noroeste do país como "desastrosa". Muitos prédios desabaram e pessoas ficaram presas. Colapsos ocorreram nas cidades de Aleppo, Latakia e Hama.

    Em Damasco, muitas pessoas fugiram de suas casas para as ruas. Muitos edifícios na Síria já haviam sido danificados por uma guerra civil de cerca de 12 anos.

    O castelo Margate, construído pelos cruzados, sofreu danos, com parte de uma torre e partes de algumas paredes desmoronando. A Cidadela de Aleppo também foi afetada.

    O sismo também foi sentido até Chipre. O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico disse que tremores foram sentidos na Grécia, Jordânia, Palestina, Israel, Iraque, Romênia, Geórgia e Egito.

    Duas aeronaves da Força Aérea Romena que têm a bordo equipas especializadas em intervenções de busca e salvamento da Inspeção Geral para Situações de Emergência (IGSU) da Roménia, compostas por 58 membros, 2 cães de salvamento e equipamento especializado relacionado, partiram para a Turquia em 6 de fevereiro. (Wikipedia)

    6 DE FEVEREIRO DE 2023



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Um gigantesco sistema de tempestades que atingiu o sul dos Estados Unidos na quinta-feira matou pelo menos seis pessoas no centro do Alabama, onde um tornado arrancou telhados de casas e árvores na histórica Selma, enquanto outra pessoa morreu na Geórgia, onde fortes ventos interromperam o fornecimento de energia a dezenas de milhares de pessoas.
    Um estudo liderado pela ONU mostra que um buraco na camada de ozônio sobre a Antártica está a caminho de se recuperar totalmente em cerca de quatro décadas, graças à eliminação gradual global de quase 99% das substâncias proibidas que destroem a camada de ozônio.
    Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vão investigar o aparecimento de cerca de 500 golfinhos da espécie boto-cinza, entre adultos, juvenis e filhotes, na Baía de Guanabara e em praias da cidade do Rio de Janeiro.
    Pesquisadores realizam monitoramento em pelo menos sete estados como reforço das medidas de prevenção; amostras coletadas até o momento não confirmaram presença do vírus H5N1
    Grupo com 12 pesquisadores ficará por 40 dias no interior do continente gelado.
    Um grupo de pesquisadores japoneses descobriu mais 168 figuras nas Linhas de Nazca, no Peru.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «MUNDO»

    Christian Dunker explica porque a proximidade das festas de Natal e Ano Novo causa sentimentos conturbados e contrastantes, que às vezes se misturam.
    Depois de mais de meio século, o último Boeing 747 saiu de uma fábrica do estado de Washington na terça-feira.
    A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou em definitivo nesta terça-feira (6) o projeto que proíbe a fabricação, comercialização e uso de fogos de artifício na cidade.
    As autoridades egípcias anunciaram neste domingo (20), que 14 sarcófagos com cerca de 2,5 mil anos foram encontrados no fundo de um poço na necrópole de Saqqara (sudoeste do Cairo).

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact