Edição em Português
    Espaço

    Sonda Juno transmite primeiras fotos dos polos de Júpiter

    Agência BRASIL / Sputinik Brasil | 8 DE SETEMBRO DE 2016

    Pela primeira vez na história da humanidade, a sonda Juno recebeu as primeiras fotos dos polos norte e sul de Júpiter, que não se assemelham a nenhum outro corpo celeste do Sistema Solar, informa a Nasa.



    Sonda Juno transmite primeiras fotos dos polos de Júpiter.


    Acrescenta que Juno também registrou uma aurora polar e nuvens extremamente altas neste planeta. Segundo o chefe da missão espacial, Scott Bolton, "o polo norte de Júpiter possui cor azul mais acentuada em comparação com outras partes do planeta e tem muitas tempestades".

    A sonda Juno percorre o sistema solar há cinco anos, tendo começado sua missão em agosto de 2011.

    Na semana passada, a sonda se aproximou de Júpiter à distância mínima, ficando apenas a 4,2 mil quilômetros das camadas mais altas da atmosfera do planeta, voando a uma velocidade de 208 mil quilômetros por hora. As primeiras imagens deste voo já foram mostradas pela Nasa.

    A exclusividade dos polos de Júpiter é que a imagem dos fluxos de gás é muito diferente dos polos de Saturno, Urano e de outros planetas do Sistema Solar.

    Segundo Bolton, sua equipe ainda não sabe o que dá origem às tempestades e à estrutura especial dos polos de Júpiter, mas ressalta que a sonda Juno terá mais 36 tentativas visando desvendar esses mistérios.




    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    A sonda espacial não tripulada New Horizons, da Nasa, tem transmitido informações surpreendentes sobre Plutão. A nave foi lançada em 2006 com o objetivo de estudar o planeta anão e os extremos do sistema solar.
    O satélite conhecido como UbatubaSat, desenvolvido por alunos do ensino fundamental de Ubatuba (SP), foi lançado hoje (9) do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, para a Estação Espacial Internacional (ISS).
    O Observatório Nacional informou que um asteroide de grandes dimensões passa perto da Terra neste domingo (5), mas que não há risco de colisão.
    Um grupo internacional de pesquisadores descobriu um pequeno corpo celeste por trás de Netuno com uma órbita que não é típica do sistema solar.
    A Nasa anunciou nesta terça-feira (10) a descoberta, feita pelo telescópio espacial Kepler, de 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar. Esta foi a maior descoberta de planetas até hoje, o número significa o dobro dos planetas que já tinham sido confirmados por este telescópio. Do total, cerca de 550 poderiam ser planetas rochosos como a Terra.
    A sonda espacial americana Juno transmitiu a sua primeira imagem desde que entrou na órbita de Júpter, segundo a NASA.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «ESPAÇO»

    Nesta quarta-feira (25) foi confirmada a descoberta de um exoplaneta com tamanho semelhante ao da Terra e localizado a uma distância adequada de seu sol para permitir a presença de água na superfície e consequente existência de vida.
    Debaixo da superfície de Plutão pode haver um oceano congelado.
    O asteroide 2007 MK6, com diâmetro de 200 a 600 metros, passou aproximadamente às 4h (horário do Brasil) a uma distância relativamente pequena da Terra. A informação foi divulgada pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional.
    O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, inaugurou o telescópio russo que vinha sendo montado desde o ano passado. O equipamento, de alta tecnologia, será o mais avançado em funcionamento no Brasil.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact