Edição em Português
    Espaço

    Nasa anuncia descoberta de planeta com possibilidades de ser habitável

    A Nasa anunciou a descoberta de um planeta com boas possibilidades de ser habitável.



    O recém-descoberto planeta do tamanho da Terra TOI 700e orbita dentro da zona habitável de sua estrela nesta ilustração. Seu irmão do tamanho da Terra, TOI 700d, pode ser visto à distância. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Robert Hurt


    O TOI 700e foi localizado por um satélite da agência espacial em uma área classificada como “zona habitável”, termo usado para regiões espaciais que reúnem condições de ter, em sua crosta, água no estado líquido.

    Os astrônomos descobriram anteriormente três planetas neste sistema, chamados TOI 700 b, c e d. O planeta d também orbita na zona habitável. Mas os cientistas precisaram de um ano adicional de observações do TESS para descobrir o TOI 700 e.

    A descoberta foi anunciada nesta semana pelo pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa Emily Gilbert, em Seattle, nos Estados Unidos. (Rádio Nacional/Edgard Matsuki/NASA)

    19 DE JANEIRO DE 2023



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Pesquisa de astrônoma da USP em parceria com o Instituto de Astrofísica de Paris também revelou três estrelas em fuga ejetadas por explosões de supernovas.
    Nesta nova imagem infravermelha, podemos ver uma miríade de estrelas por trás do ténue brilho laranja da nebulosa Sh2-54.
    O lançamento faz parte de uma parceria entre o DCTA e a empresa sul-coreana INNOSPACE, com apoio da AEB/MCTI.
    No início deste ano, o Very Large Telescope (VLT) do ESO foi alertado depois que uma fonte incomum de luz visível foi detectada por um telescópio de rastreio.
    Com o auxílio de vários telescópios, incluindo o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos descobriram um sistema com seis exoplanetas, cinco dos quais estão presos numa dança rítmica rara em torno da sua estrela central.
    Em 2004, cientistas da agência espacial norte-americana que trabalhavam com a Galex - uma sonda espacial com telescópio ultravioleta cujo objetivo era medir a luz oriunda da formação de estrelas no universo desde o Big Bang - se depararam com um estranho fenômeno: uma bolha de gás que parecia ter uma estrela ao centro.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «ESPAÇO»

    Com o auxílio de telescópios do ESO e de outras organizações de todo o mundo, os astrónomos observaram uma explosão luminosa rara de uma estrela a ser desfeita por um buraco negro supermassivo.
    Pesquisa desenvolvida por cientistas do Reino Unido, Estados Unidos e Japão constatou a presença de um composto químico chamado fosfina na atmosfera de Vênus, o que pode indicar um sinal de vida no planeta.
    A galáxia está distorcida, aparecendo como um anel de luz no céu.
    Com o auxílio do Very Large Telescópio (VLT) do ESO, os astrónomos descobriram a ausência de uma estrela instável massiva numa galáxia anã.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact