Edição em Português
    Mundo

    Arqueólogos estudam evolução humana na Amazônia

    Pesquisadores de universidades federais analisam cerâmicas e pedaços de pedra, carvão ou ossos encontrados no Médio Solimões, no Amazonas.



    Rio Solimões.


    Os artefatos vão ajudar os estudiosos a desvendar a história da ocupação humana na Amazônia, antes da colonização europeia.

    O trabalho de coleta de vestígios arqueológicos, no interior do estado, durou cerca de um mês.

    Para o pesquisador Rafael de Almeida Lopes, da Universidade Federal de Sergipe, os vestígios podem revelar duas tradições culturais de produção cerâmica no Médio Solimões: a Borda e a Polícroma.

    Segundo as pesquisas, é possível que as cerâmicas da Tradição Borda Incisa tenham sido produzidas entre os anos 700 e 1.000. Parte dessas cerâmicas possui decorações que imitam a forma de animais como tartarugas, pássaros e macacos.

    A produção é atribuída ao povo da língua Aruaque.

    Já as cerâmicas da Tradição Polícroma são associadas a um período de ocupação mais recente. Os vestígios vão de 500 e 1.700. Elas são caracterizadas por decorações em pintura vermelha e preta sobre argila branca.

    Alguns arqueólogos associam o material à dispersão de populações que se comunicavam em língua Tupi.

    Outra revelação dos pesquisadores foi o estudo da terra preta de índio, muito comum na Amazônia. Para os estudiosos, a terra preta está ligada as antigas ocupações indígenas da região.

    Esse tipo de terra, muito fértil, é formado por um aglomerado de grande produção e descarte de matéria orgânica. Ao ser analisado, ajuda na compreensão do tipo de madeira e frutas que eram consumidos pelos indígenas naquele período. (EBC)

    19 DE NOVEMBRO DE 2016



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que 92% da população global vivem atualmente em áreas onde os níveis de qualidade do ar ultrapassam os limites mínimos estabelecidos pela entidade.
    Cerca de 400 anos antes da erupção do vulcão Vesúvio, na Itália, que cobriu de lava e cinzas as cidades de Pompeia, Herculano, Oplonti e Stabia, a região era habitada pelos sanitas.
    O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais foi criado para informar sobre a doença e aumentar o acesso aos testes e tratamento da hepatite, inflamação no fígado que pode ser causada pelos vírus A, B, C, D e E.
    No Sul da Rússia, escavações arqueológicas de um monumento na região de Krasnodar, permitiram descobrir um templo helenístico construído no início do século 5 a.C.
    A Ferrari anunciou hoje cedo que o piloto alemão Sebastian Vettel deixará a escuderia no final desta temporada.
    A queda do Airbus A320 da companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) que fazia o Voo PK 8303 deixou 97 pessoas mortas no Paquistão. O avião caiu na sexta-feira passada, dia 22, numa área residencial da cidade de Carachi.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «MUNDO»

    As temperaturas estão subindo rapidamente no Polo Sul, considerado o ponto mais frio da Terra. Tão rápido que Kyle Clem e outros pesquisadores do clima começaram a se preocupar e perguntar se a mudança climática causada pelo homem está desempenhando papel maior do que o esperado na Antártida.
    Um novo ciclone extratropical deve atingir a Região Sul do Brasil nos próximos dois dias, 07 e 08 de julho, provocando vento e chuva.
    Inundações em todo o centro e leste da China deixaram mais de 140 pessoas mortas ou desaparecidas e estão inchando os principais rios e lagos a níveis recordes, com autoridades alertando que o pior ainda está por vir.
    As autoridades egípcias anunciaram neste domingo (20), que 14 sarcófagos com cerca de 2,5 mil anos foram encontrados no fundo de um poço na necrópole de Saqqara (sudoeste do Cairo).

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact