Edição em Português
    Espaço

    NASA anuncia maior descoberta de planetas já feita

    EBC | 11 DE MAIO DE 2016

    A Nasa anunciou nesta terça-feira (10) a descoberta, feita pelo telescópio espacial Kepler, de 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar. Esta foi a maior descoberta de planetas até hoje, o número significa o dobro dos planetas que já tinham sido confirmados por este telescópio. Do total, cerca de 550 poderiam ser planetas rochosos como a Terra.



    NASA anuncia maior descoberta de planetas já feita.


    O observatório espacial Kepler, que foi lançado em 2009, monitorou 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles que poderiam ser capazes de sustentar a vida. A descoberta se baseia nos dados colhidos pelo telescópio espacial entre 2009 e 2013, enquanto ele monitorava cerca de 150 mil estrelas num pequeno pedaço de céu entre as constelações Cisne e Lira.

    O Kepler captura sinais discretos de possíveis planetas, através da observação do escurecimento da luz das estrelas, conhecido como trânsito, cada vez que um planeta passa orbitando diante dela. Um fenômeno similar à passagem de Mercúrio na frente do Sol.

    De acordo com a Nasa, a nova descoberta inclui cerca de 550 corpos que poderiam ser planetas rochosos como a Terra, com base em seu tamanho. Nove desses planetas, orbitam uma zona habitável de seu sistema solar, que é uma distância que permite a existência de água em estado líquido. Esses nove exoplanetas potencialmente habitáveis se somam aos 21 outros exoplanetas já conhecidos por orbitarem a zona habitável de suas estrelas.

    O primeiro planeta fora do nosso sistema solar foi descoberto em 1995, por Michel Mayor e Didier Queloz, do Observatório de Genebra (Suíça). O exoplaneta orbitava ao redor da estrela Pégaso-51, a 50 anos-luz de distância da Terra.

    De acordo com os pesquisadores, ele era composto por gases, tinha metade do tamanho de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Uma volta completa do planeta ao redor da estrela durava apenas 4,2 dias, por causa de sua proximidade.




    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    A sonda espacial americana Juno transmitiu a sua primeira imagem desde que entrou na órbita de Júpter, segundo a NASA.
    Nesta quarta-feira (25) foi confirmada a descoberta de um exoplaneta com tamanho semelhante ao da Terra e localizado a uma distância adequada de seu sol para permitir a presença de água na superfície e consequente existência de vida.
    Debaixo da superfície de Plutão pode haver um oceano congelado.
    O asteroide 2007 MK6, com diâmetro de 200 a 600 metros, passou aproximadamente às 4h (horário do Brasil) a uma distância relativamente pequena da Terra. A informação foi divulgada pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional.
    O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, inaugurou o telescópio russo que vinha sendo montado desde o ano passado. O equipamento, de alta tecnologia, será o mais avançado em funcionamento no Brasil.
    A 1350 anos-luz de distância na constelação de Orion, situa-se uma fábrica de estrelas densa e ativa chamada Nuvem Molecular de Orion 1 (OMC-1, sigla do inglês), que faz parte do mesmo complexo que a famosa Nebulosa de Orion.


    TAMBÉM EM LA CATEGORÍA «ESPAÇO»

    A Agência Espacial Europeia (ESA - European Space Agency) publicou hoje (14) um detalhado mapa em três dimensões (3D) da Via Láctea, com mais de 1 bilhão de estrelas mapeadas pelo satélite Gaia.
    Com o auxílio do Very Large Telescope do ESO foram descobertas estrelas formando-se nos poderosos fluxos de matéria lançados por buracos negros supermassivos, situados nos núcleos de galáxias.
    Através do estudo de dados da missão lunar japonesa SELENE, Kentaro Terada, da Universidade de Osaka e sua equipa descobriu os primeiros vestígios de vida na Terra quanto possível sobre a Lua.
    O telescópio russo que está sendo montado no Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, começará a operar no fim deste mês. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o processo de montagem, que começou em novembro do ano passado, está na reta final.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact